Glossário


 
Ajña (sânscrito: Comando) - Chakra Frontal, cujo bija-mantra é OM.

Amparador (projeciologia) - (1) Espírito, geralmente desencarnado, que auxilia um projetor a sair do corpo. Pode ser um mentor espiritual, ou apenas alguém especializado em projeção.
(2) Por metáfora, às vezes se usa amparador como sinônimo de mentor, protetor, anjo-guardião, espírito amigo, guia, professor espiritual, etc.

Animismo (espiritismo) - Fenômenos ou energias oriundas do corpo físico, ectoplasma, consciência encarnada e/ou bioenergias, ou ato de manipulá-las. De certo modo, oposto à mediunidade, que é a operação através das  energias espirituais ou de terceiros.

Anahata (sânscrito: O Inviolável) - Chakra Cardíaco, cujo bija-mantra é YAM.

Assediador - Espírito menos esclarecido que faça qualquer tipo de assédio  espiritual. Nem todos são obsessores, no sentido de terem ligações antigas com o assediado. Assim como você pode se encontrar com um assaltante ou bêbado no corpo, sem ter ligações anteriores com ele.

Atman (sânscrito) - Espírito, Centelha Divina, Parte suprema da consciência.

AUM - Outra transliteração para a sílaba OM. A pronúncia é a mesma, porém alguns autores fazem diferenças entre AUM e OM - muitas das quais só se aplicariam se sânscrito fosse escrito em letras latinas, o que não é o que ocorre. Entretanto, OM possui seu próprio caráter, enquanto é possível se escrever AUM em sânscrito com caracteres do A e U - porém, a junção de A e U em sânscrito possui som de O.

Aura (sopro de ar) – Halo luminoso de distintas cores que envolve o corpo físico e que reflete energeticamente o que o indivíduo pensa, sente e vivencia no seu mundo íntimo.

Avatar - Encarnação divina na Terra, em maior ou menor grau. Espírito encarnado em plena consciência de estar UNO com a divindade, a ponto de poder se oferecer como vórtice energético para que seus devotos cheguem ao mesmo, e/ou ser expressão e caminho de Sua verdade. Potencialmente, todos
poderíamos ser avatares, pois todos somos divinos. Entretanto, poucos possuem consciência e domínio desta missão e ligação. Ex: Krishna, Jesus Cristo, Bábaji, Buda, Rama, RamaKrishna.

Bija-Mantra (Sânscrito: mantra semente) - Mantra resumido de rápido efeito de ação, normalmente mono ou bisilábico e associado diretamente a um chakra, pétala ou divindade

Brahma (sânscrito) - Conceito de Deus Criador, personificado, adorável. Equivalente hindu da figura do Pai, Cristão.

Brahman (sânscrito) - Com N no final. Conceito de Deus supremo, não personificado, não religioso, não definível, imanente, interpenetrante, que está em tudo e todos, bem e mal, a começar por dentro de nós. O mesmo que Tao, O Todo, Grande Arquiteto do Universo. Se cada consciência é uma gota
d'água ou uma onda, Brahman seria o oceano. Um está no outro, e não existe sem o outro.

Chakras (sânscrito: rodas) - Centros de Força. Transformadores de energia sutil do plano espiritual para o físico. Localizados no duplo etérico, interligados por um sistema de nádis (sistema circulatório energético), e ligados às glândulas endócrinas. Os chakras principais são em número de 7.

Chi (chinês, taoismo) - Nome chinês para a energia (grego). O mesmo que prana (sânscrito) ou ki (japonês).

Clariaudiência - Faculdade psíquica de escutar sons não produzidos no físico, ou de perceber manifestações espirituais na forma de sons.

Clarividência - Faculdade psíquica, de relativamente fácil desenvolvimento, que permite ver imagens mentais ou óticas, e/ou espíritos e/ou formas pensamentos, além dos limites dimensionais humanos, no tempo presente.

Centros de Força (espiritismo) - O mesmo que chakras.

Cordão de Cobre - Nome simbólico dado por algumas escolas ao cordão de prata em sua região mais próxima ao corpo físico, onde o material anímico próximo faz com que o mesmo seja mais "espesso" e vibracionalmente denso, grosseiro. Na área de atuação do "cordão de cobre", a lembrança e controle projetivos são menores.

Cordão de Ouro - Nome simbólico dado à suposta (e imaterial) ligação hiper sutil entre o corpo espiritual e o corpo mental, em casos de projeções para o plano mental (dupla projeção). É uma analogia ao cordão de prata - uma vez que não faz sentido se falar em tempo, espaço e/ou forma ao se referir ao plano mental absoluto, onde se manifestam apenas consciências unidas, e não mais corpos astrais.

Cordão de Prata - Ligação energética entre o corpo físico e o corpo espiritual projetado, garantindo o seu retorno. Transporta ectoplasma do corpo físico e duplo etérico para o psicossoma, possibilitando tarefas de doação de fluídos. Transmite sensações e alertas de um corpo ao outro. Não pode ser rompido em uma projeção, uma vez que não é físico, e sim, energético, luminoso, interpenetrável. Só é rompido na morte física (um parto para o mundo espiritual, que também deixa uma espécie de “umbigo” no ponto da antiga ligação, o qual vai se cicatrizando alguns dias após a morte).

Corpo Astral – É o nome pelo qual os ocultistas e teosóficos denominam o corpo espiritual (psicossoma, perispírito).

Corpo Mental – É o veículo de manifestação pelo qual a consciência se manifesta, usando os atributos da inteligência.

Desdobramento – (1) (espiritismo) Sinônimo equivocado para "projeção da consciência". Não é um termo apropriado, uma vez que a consciência não está se desdobrando numa projeção regular, já que não somos (nem nunca fomos) o corpo físico que ficou. (2) (projeciologia avançada) Nome apropriado para o raríssimo fenômeno onde a consciência se desdobra, permitindo ao espírito tomar decisões conscientes em duas situações simultâneas. O mesmo que bi-locação.

Dharma (sânscrito) - Princípio do dever, de se cumprir o que é nossa função na existência física. Se aplicado ao longo de uma vida, o mesmo que Proexis.

Duplo (teosofia) - (1) Referência abreviada ao duplo etérico.
(2) Equivalente "espiritual" da Terra, na mesma dimensão do duplo etérico do corpo. (3) Duplicata espiritual, na mesma dimensão do duplo etérico, dos objetos encontrados no plano físico.

Duplo Etérico (teosofia) - Corpo "elétrico" próximo ao físico, nos limites do conhecido por "aura". Apesar de invisível aos olhos físicos, pertence à Terra e ao corpo, se extingue com a morte do último, carrega em si uma carga vital, e não sai junto com o psicossoma durante a projeção. É nele que estão localizados os chakras, que também não se projetam (embora haja para-chakras no corpo espiritual, à imagem do chakras do duplo)

Ectoplasma (parapsicologia) - substância de aspecto leitoso, com densidade intermediária entre o físico e o espiritual. Pode ser manipulado e concentrado vibracionalmente para provocar efeitos no duplo, ou em maior concentração, até mesmo no plano físico. Projetores o transportam pelo cordão de prata, para assistência extrafísica. Pode ser manipulado por espíritos, médiuns ou projetores.

Ego - (1) Em espiritualismo, especialmente no hinduismo, este conceito costuma ser usado em sua acepção negativa, ou seja, o egoísmo, vaidade, orgulho e excesso de personalidade que são entraves à evolução espiritual. (2) Ainda em espiritualismo, especialmente em vedanta, tudo aquilo que nos faz dualistas, separados do todo. O que nos impede de compreendermos e sentirmos que "somos todos um só". (3) Em psicologia, evidentemente o termo pode ter várias conotações positivas, incluindo os estados de amor-próprio necessários ao nosso estágio evolutivo atual.

Egrégora (rosa crucianismo) - Atmosfera espiritual. Energias, faixa sintonizável e "astral" médio referente a uma pessoa, um casal, um local, uma instituição, um ambiente, uma cidade, um país, etc.

Esplênico (inglês: spleen = baço). Chakra secundário ou sub-chakra localizado na altura do baço (lado esquerdo do estômago). Na verdade controlado pelo chakra principal manipura (umbilical). A função do sub-chakra esplênico é ajudar na captação do prana.

Estado Vibracional - (1) Sintoma projetivo onde se sente o corpo vibrando, e ondas percorrendo o psicossoma. (2) Exercício para induzir o EV dentro ou fora do corpo. (3) Técnica de defesa extrafísica.

Expansão da Consciência - Experiência de fusão ao TODO, galáxias, mega-compreensão, mesmo estando acordado.  O mesmo que samadhi, satori, nirvana, ágape, viagem ao plano mental, experiência mística, êxtase espiritual.

Formas-Pensamento – Formações mentais modeladas e organizadas pelo pensamento e pela imaginação. Bonecos, robôs, símbolos ou amebas astrais criados a partir do pensamento de encarnados e desencarnados. Não possuem consciência, mas frequentemente são confundidos com espíritos. Dissolvíveis pelo prana da atmosfera. O mesmo que cascões astrais.

Hinduismo - Ou Sanathana Dharma, é um conjunto de dezenas ou centenas de filosofias, religiões, tradições, sistemas e escolas espirituais, milenares, algumas bastante devocionais, outras quase beirando o agnosticismo e/ou o ateísmo, em sua grande maioria oriunda da Índia, e impressionantemente altamente coerente entre si, mesmo com tantas derivações.

Holochacra (projeciologia) - O mesmo que duplo etérico.

Ida: Nádi - Canal espiritual esquerdo de descida do prana, do lado do coração. Qualidades: Frio, introspectivo, feminino, yin. Vai da narina esquerda ao chakra básico.

Karma (sânscrito: ação) - Lei de causa e efeito, aplicável também a bons atos e suas repercussões. Karma é apenas ação, pois a reação já está embutida em qualquer ação, sendo parte indissociável da mesma. Espiritualmente falando, ação e reação é pleonasmo, pois não há como se escapar da conseqüência, por ela já estar na própria causa.

Ki (japonês) - O mesmo que chi. Energia vital.

Kundalini (sânscrito: enroscada) - Energia da Terra, potencialmente divina, que adormece no chakra básico, podendo ser ativada por determinados processos. A ativação da mesma libera poderes para-normais, e traz a consciência de volta à ciência de ser Deus e estar em Deus, em um êxtase
denominado samadhi.

Magia (Egito) - Por definição, toda e qualquer "arte e/ou ciência de manipular o intangível  para provocar efeitos no visível". (Hermes de Trimegisto). Conceito amplo e bem mal compreendido, por incorporar em sua abrangência atos distintos como: Rituais, Passes, Bruxarias, Fazer Amor, Poder do Pensamento, Provocar desejo, Despachos, Simpatias, etc.

Maha (sânscrito: grande) - Elemento de composição, normalmente usado antes de palavras em sânscrito.
Ex: Mahatma (Maha Atman, Grande Alma).

Manipura (sânscrito: Cidade da Jóia) - Chakra Umbilical, cujo bija-mantra é RAM.

Mantra (sânscrito: Controle da Mente) - Sílabas ou frases especiais as quais, por seu uso milenar aliado a energias positivas, tenham uma particular capacidade de sintonizar as atmosferas espirituais (egrégora) correspondentes. Podem ser usados para defesa, saídas do corpo, evocações, etc.

Maya (Sânscrito: Ilusão, ou Feito De) - Ilusão sensorial que envolve o espírito e o captura pelos sentidos, dando a falsa impressão de que vivemos uma realidade "palpável".

Médium – É o indivíduo que tem a capacidade de perceber os seres extrafísicos e de servir de canal interdimencional para que eles se comuniquem.

Mediunidade – É o conjunto de fenômenos parapsíquicos manifestado pelo médium, sob a influência de seres extrafísicos (espirituais).

Monismo - Conjunto de filosofias e crenças que não desassociam o criador da criatura, o físico do espacial, o bem do mal, compreendendo "Deus" em tudo e em todos, e que Somos Todos Um Só Espírito. São monistas, dentre outros, o Vedanta, o Taoismo, o Zen, e até mesmo algumas vertentes da bruxaria.

Muladhara - Chakra básico, na raiz da coluna, depositório da kundalini adormecida, cujo bija-mantra é LAM.

Nádis (Sânscrito) - Sistema circulatório energético, na frequência do duplo etérico. Um verdadeiro para-sistema nervoso, interligando chakras e órgãos. Os principais nádis (veias, artérias espirituais) são as ligadas ao despertar da kundalini: Ida e Pingala (para descida do prana) e Sushumna (para subida da energia kundalínica ativada).

Obsessor (espiritismo) - Caso particular de assediador que tenha íntimo vínculo com o assediado, às vezes o acompanhando por anos ou vidas, em intrincadas tramas de incômodo ou perseguição mútua.

Om (Sânscrito) – (1) Som universal, palavra divina (shabda) da criação, pronunciado por Brahman para fazer o mundo de Maya (ilusão), assim como o Verbo Fiat Luz dos cristãos, ou a palavra de Toth criando o mundo para os egípcios. (2) Bija-Mantra do Chakra Frontal. (3) A principal sílaba do alfabeto sânscrito, dá caráter divino às palavras com as quais se une.

Período Intermissivo - Trecho mais ou menos longo entre uma vida e outra, onde o espírito reencarnante se prepara para sua vinda. Em casos assistidos e encarnações programadas, normalmente é ocupado parcialmente com cursos reencarnatórios ou de temas espirituais, bem como atividades de auxílio.

Perispírito (Espiritismo) - O mesmo que psicossoma.

Pingala: Nádi (canal espiritual) direito de descida do prana. Qualidades: Quente, extrovertido, masculino, yang. Vai da narina direita ao chakra básico.

Plexos - Concentrações ou feixes do sistema nervoso do físico. Grandes plexos do corpo são associados a chakras. Não confundir plexos com chakras. O plexo solar, na altura do estômago, por exemplo, é conhecido da medicina terrena. Já o chakra que se associa ao mesmo, não, pois está no duplo etérico, e não no físico, além do alcance dos equipamentos atuais - embora possa ser constatado facilmente pela clarividência.

Prana (sânscrito) - Genericamente, energia espiritual, dividida em sub-pranas. Na prática do dia a dia, o termo é comumente usado para designar a energia espiritual enviada pelo sol, resultado de milhões de processos de ativações kundalínicas e fusões cósmicas (físicas e espirituais), a qual tem o poder de dissolver formas pensamento e ativar a kundalini. O prana costuma ser captado pela respiração (ou pelo sub-chakra esplênico). É visto pelos clarividentes como flocos dourados brilhantes que flutuam na atmosfera, em todas as direções, especialmente durante o dia.

Projeção Astral - Desprendimento que o corpo astral faz do corpo físico, especialmente em períodos de baixo metabolismo, baixas ondas cerebrais e/ou alta atividade consciencial. Fenômeno natural humano e de mamíferos, o qual independe de dogmas, religiões e crenças. Através da projeção, realidades extrafísicas e até mesmo espirituais podem ser percebidas, abrindo um largo campo de estudos. Fenômeno anímico, bioenergético, que pode ser desenvolvido - e não mediúnico como alguns pensam.

Psicossoma (projeciologia) - Corpo Astral, Corpo Espiritual, Perispírito.

Ruídos Intra-Cranianos - Sons internos e estalos, dentro da cabeça, percebidos ocasionalmente por quem faz práticas projetivas e/ou espirituais. Intimamente ligados ao desenvolvimento da glândula pineal e/ou do chakra coronário. São seguros, uma vez que o desenvolvimento desta glândula ocorre naturalmente e por meio indireto e energético.

Sahashara (sânscrito) - Chakra coronário. Sem bija mantra ativador, por ser sutil demais.

Samadhi - Expansão da Consciência, Nirvana, Satori, Êxtase Místico, Ágape. Êxtase no qual a consciência se projeta no plano mental, além do espiritual, se fundindo ao Todo e a Deus, tornando-se temporariamente una com todo o universo e galáxias, tendo a sensação de ter todas as respostas (mesmo que não consiga processá-las no cérebro físico ao retornar), e liberando-se do conceito de tempo, espaço e forma. O samadhi costuma ser o nome dado quando a expansão da consciência é obtida por técnicas yogues de subida de kundalini.

Segunda Morte - Condição na qual o espírito desencarnado deixa de precisar até mesmo das experiências do plano astral (ainda ligadas a formas sutis e ectoplasmas), abandonando seu corpo astral, desligando o "cordão de ouro" e passando a "viver" no plano mental, como consciência pura, co-creadora, una ao todo, além do tempo, espaço e formas.

Sushumna - Duto energético (nádi) de subida da kundalini, se ativada. Vai do chakra básico (muladhara) ao coronário (sahashara), passando por todos os chakras principais.

Swadsthana - Chakra sexual, cujo bija-mantra é VAM.

Tao (taoismo) - Conceito Chinês, similar ao Brahman do Vedanta, que abrange O TODO, o bem e o mal, Yin e Yang. Simplesmente o Absoluto, a divindade mor não personificável, não idolatrável, inerente e interpenetrante. O Tao está em tudo, e sua manifestação energética é o Chi, polarizado em Yin e Yang. Não confundir Tao e Brahman com os conceitos ocidentais (personificados, apenas o Bem, o superior) de divindade. Tao e Brahman são conceitos monistas, por não desassociarem criador de criatura.

Tela Búdica - Camada protetora que impede que as energias grosseiras dos chakras (localizados no duplo etérico, que se desintegra com a morte física) não passem para os sutis para-chakras (localizados no corpo espiritual, que permanece após a morte). A função da tela búdica é permitir a passagem de energia dos para-chakras para os chakras, mas nunca o contrário. Rompimentos na mesma (causados  por abortos, uso de drogas, alcoolismo, despertar forçado de kundalini, uso de bioenergias de forma violenta em magia trevosa sexual, etc) permitem que energias grosseiras afetem os para-chakras, e o impacto seja levado após a morte, afetando a nova moldagem de chakras em novo corpo reencarnante, e explicando bio energeticamente a maioria dos casos atribuídos ao "karma".

Teneps (projeciologia) - Técnicas Energéticas Pessoais. Uma forma metódica e sistematizada de exteriorização de bioenergias, como os passes no escuro, usualmente na intenção de desencarnados. Equivalente projeciológico dos passes, reiki, vibrações, Joh-rey, etc.

Umbral (espiritismo) - Região vibracionalmente densa, próxima às cercanias espirituais da Terra, formada pela somatória de bilhões de formas pensamentos de encarnados e de desencarnados em situações mais lastimáveis. O acúmulo ectoplásmico é tão denso a ponto de configurar um "lugar" palpável (espiritualmente), comumente confundido com os Purgatórios e/ou Infernos de algumas religiões. Bem relatado na obra Inferno de Dante, ou na espírita Nosso Lar, ou mesmo nos relatos de Lázaro, nos Evangelhos Cristãos.

Viagem Astral - O mesmo que projeção astral, viagem espiritual, viagem da alma, "desdobramento", projeção do corpo psíquico, saída do corpo, experiência fora do corpo (EFC).

Vishuda (sânscrito: O Purificador) - Chakra Laríngeo, cujo bija-mantra é HAM.

Voador (figurativo) - Projetor astral, delog, keshara.

Yang (taoismo) - Manifestação masculina, quente, exteriorizada ou diurna do Tao e do Chi.

Yin (taoismo) - Manifestação feminina, fria, interiorizada ou noturna do Tao e do Chi.

Yoga (sânscrito: união) - Ciência prática e exata codificada por Patanjali, de modo que fosse possível ao homem comum praticar a espiritualidade, vivenciá-la, por posturas, gestos, respirações, sons, mantras, símbolos, energias, etc - de modo que o caminho espiritual fosse trilhável de forma independente de dogmas e crenças, sem a dependência dos sacerdotes brahmanes.

 

  VOLTAR  

 

Este glossário foi baseado no trabalho de Lázaro Freire, divulgado na Lista Voadores (página da lista: http://br.groups.yahoo.com/group/voadores)